\\\\\\
February - March 2008
Let's Get Really Physical

Beginner to advanced arduino workshop

http://www.cada1.net

Sobre a Computação Física
Computação Física envolve o design de objectos interactivos que comunicam com humanos e com o ambiente envolvente através do uso de sensores controlados por software.
No passado, utilizar a electrónica significava ter que envolver intensamente engenheiros, e o designer não tinha possibilidade de experimentar directamente com o meio. Em anos recentes, os microcomputadores (pequenos computadores em chips únicos) tornaram-se baratos e fáceis de usar, possibilitando a criação de melhores ferramentas.
O trabalho que tem sido feito com o Arduino é o de tentar aproximar ainda mais estas ferramentas do iniciante, permitindo que as pessoas comecem a construir objectos após apenas 3 ou 4 dias de workshop.

Sobre o Arduino (www.arduino.cc)
Arduino é uma plataforma de computação física desenhada para artistas e designers que três meses após a sua criação foi adoptada como
plataforma educativa em escolas como o Royal Collegue of Art em Londres, Interactive Telecommunicatios Program em Nova Iorque, IDI-Domus em Milão e K3 em Malmö.
Arduino pode ser utilizado para desenvolver objectos interactivos isolados ou pode ser conectado a software num computador.
O Projecto Arduino foi desenvolvido num enquadramento educacional e está desenhado para permitir uma experimentação acessível e rápida. É um ambiente multi-plataforma que corre em Windows, Macintosh e Linux e é baseado no IDE de programação Processing. É uma plataforma Open Source - hardware e software. O hardware é barato.

Sobre André Gonçalves
André Gonçalves, designer de formação e programador por empatia, tem vindo a desenvolver, desde 1998, diversos projectos em diversas áreas artísticas, nomeadamente nas artes plásticas, música, vídeo, instalação e performance tendo apresentado o seu trabalho em vários locais e festivais como o FILE, São Paulo; Experimental Intermedia Foundation, New York Digital Salon, School of Visual Arts, Nova Iorque; Arnolfini, Offload Festival, Bristol; Steim, Amsterdam; Untitled Artspace, Oklahoma City; La Casa Encendida e Media Lab, Madrid; Centro Zittelli, Veneza; IFI, Pontevedra; Museu Vostell Malpartida, Festival Maquinarte, Cáceres; Fábrica Features, Festival Temps D’Images, Luzboa, Lisboa; EME, Palmela; Manobras A8, Torres Vedras; Pushing the Medium, Nodar.
www.undotw.org

O Workshop
A filosofia Arduino baseia-se na ideia de fazer design em vez de falar sobre design. É uma busca constante por melhores métodos de criar protótipos.
A engenharia clássica utiliza um processo estrito para ir de A a B, enquanto o método Arduino se baseia em perdermo-nos pelo caminho e encontrarmos C. Brincar com o meio de uma forma aberta, encontrando o inesperado.
Este workshop tem uma componente teórica e prática de iniciação à computação física que dota os participantes dos conceitos e das ferramentas necessárias à criação de um mini-projecto final.
O workshop está organizado em 3 níveis: básico, intermédio e avançado tentando ir além da iniciação e permitindo aos participantes a exploração de ferramentas e componentes mais avançados.
Os interessados poderão fazer todos os níveis ou apenas os que lhes interessar (embora não seja aconselhável fazer apenas o nível básico que é bastante reduzido), pagando apenas o preço correspondente ao módulo frequentado.
O ênfase do workshop não é apenas na tecnologia mas também nas potencialidades de expressão criativa oferecidas pelas ferramentas. Durante o workshop serão analisados vários projectos criativos já desenvolvidos com esta tecnologia como forma de expandir possibilidades e estimular ideias e ainda como ferramenta pedagógica que permite perceber percursos e caminhos já desbravados.
A ideia é que no final do workshop cada participante desenvolva um exercício/protótipo a partir de uma ideia pessoal.

Conteúdos
Nível Básico (6h)
Breve introdução ao hardware e software
Leds
Breve introdução a diversos sensores: interruptores, knobs, luz, ultrasons, PIR, IR, temperatura, tilt.

Nível Intermédio (10h)
Motores – servos, dc, steppers
Comunicação serial – processing, max-msp
Comunicação midi
Relays e 220v

Nível Avançado (16h)
Expansão de inputs e outputs
Envelope followers - som > voltagem
Arduinos standalone
Aplicações standalone
Livre / projecto

Datas e Duração
1ª Edição
De 18 a 24 de Fevereiro, 08 (segunda-feira a domingo)
Dia 18: 18 – 22h (4 h) – Nível Básico
Dia 19: 18 – 22h (4h) 20h – Nível Intermédio
Dia 20: 18 – 22h (4h)
Dia 21: 18 – 22h (4h)
Dia 22: 18 – 22h (4h) Nível Avançado
Dia 23: 14 – 20h (6h)
Dia 24: 14 – 20h (6h)
Total: 32h

2ª Edição
Dia 25 Fev:18-22h
Dia 26 Fev:18-22h
Dia 27 Fev:18-22h
Dia 28 Fev:18-22h
Dia 29 Fev:18-22h
Dia 3 Março:18-22h
Dia 4 Março:18-22h
Dia 5 Março:18-22h

Nivel Básico: 6h - Dias 25 e 26
Nível Intermédio: 10h - Dias 26, 27, 28
Nível Avançado: 16 h - Dias 29, 3, 4 e 5 Março

Público/Destinatários
Os participantes deverão ter conhecimentos de programação básicos. Familiarizados com Processing: recomendado mas não requerido.

Equipamento
Os participantes são encorajados a trazer os seus portáteis.
Os participantes necessitam de um kit de componentes com um custo de 50
Euros + IVA, que é fornecido pelo formador no início do workshop, passando
depois a ser propriedade dos participantes.
O kit inclui uma placa arduino assim como uma série de componentes
electrónicos indispensáveis para o trabalho a desenvolver durante o workshop.
Os participantes que já disponham de uma placa arduino não necessitam de a comprar passando assim o kit a incluir apenas os restantes componentes (com um custo aprox. de 30 Euros +IVA)

Local
O workshop terá lugar em Lisboa nas instalações do Clube Português de Artes
e Ideias, Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29, 2o (ao Chiado).

 

 

 


\\//
Upcoming

Soon Soon Soon
»